Por Guilherme Delpino
O louvor precisa de qualidade tanto na técnica como na unção. Vimos facilmente equipes de Louvor sem estes requisitos, dizendo que louvam a Deus.
Nós, integrantes de ministério de louvor, temos obrigação de buscar a perfeição em nossa técnica, obrigação de dar o nosso melhor a Deus não só na adoração, mas sim na parte física da música. Devemos sempre lembrar que uma equipe de Louvor deve adorar e levar a igreja a adoração. Como a igreja louva a Deus se os cantores desafinam toda hora e os instrumentistas perdem o tempo de música? A técnica é fundamental para uma verdadeira adoração na igreja, corra atrás de onde você precisa melhorar.
Unção e técnica. Não podemos dizer que um vive sem o outro, porque se Deus não tem quem usar, ele usa até as pedras, mas sempre digo que os dois se encaixam, um auxilia o outro, os dois juntos operam milagres, curam, libertam, restaurão. É essêncial para uma equipe de louvor que a unção e a técnica andem juntos, talvez alguns não concordem comigo, mas se ensaiamos, se existe técnica e preparo espiritual, estaremos prontos para experimentar o mover do Espírito. Estamos buscando harmonizar unção com técnica, em um fragmento do livro"Formando Verdadeiros Adoradores" diz o seguinte: "Uma boa técnica, porém, não é sinônimo de perfeito louvor. As duas coisas- técnica e unção- têm de andar juntas!"
Invista tempo no seu instrumento, se dedicando a ele estudando-o, tirando músicas complexas, chega de estudar múscas quadradas. Esteja do seu lado a Bíblia e seu instrumento e equipamento. Se você deseja ser usado por Deus, faça as coisas com excelência.
Quando penso nesse assunto me vem a mente o Juninho Afran, guitarrista do Oficina G-3. Sempre se dedicou e buscou apresentar algo para Deus com excelência. Hoje músicos seculares procuram-no para dicas, workshop e aula pois sabem da qualidade que tem. Vale ressaltar que antes de ser um bom musico e um excelente cristão.
Melhorando a técnica :
Gostaria de citar algumas atitudes que nos ajudariam no aperfeiçoamento e técnica dos nossos músicos:
A.1-Workshops
A.2-Escolas de musica na própria igreja
A.3- Projetos sociais que utilizem a musica
A.4- Descobrindo novos talentos e investindo